
Todos nós sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, sobre os benefícios da Escola Bíblica Dominical para a família. A lição bíblica da semana cita vários desses benefícios.
Gostaria então de fazer algumas provocações: Se sabemos o bem que a EBD faz para a família, por quais motivos muitas famílias não a frequenta?
Sabe uma maneira prática de termos as respostas para tal questão? Perguntando. Sim, infelizmente falta a ação (de perguntar e agir) de pastores, superintendentes e professores no sentido de tornar a EBD relevante para a família no século XXI. É claro que há alguns membros de famílias que não dão a mínima para a EBD, mas estamos trabalhando, dando o máximo de nós para atrair e manter essas pessoas em nossas escolas?
Em meu novo livro pela CPAD, Pedagogia Transformadora, discuto tais questões, e aponto várias causas da indiferença e da evasão de famílias (alunos) da EBD, dentre algumas delas citamos:
- A falta de abordagem e convite pessoal por parte de superintendentes (dirigentes) e professores aos que não estão matriculados na EBD;
- A falta de apoio de alguns pastores;
- A falta de amor e afeto na relação professor-aluno;
- A falta de aulas bem elaboradas, dinâmicas e atrativas;
- A falta de professores que ensinem sob a unção e a direção do Espírito.
- A falta de um ensino que não apenas encha a cabeça dos alunos de saberes, mas que promova vida em abundância.
O engessamento e a fossilização da EBD em nome de um tradicionalismo ultrapassado e resistente a mudanças, é outra grande barreira que impede a adesão de mais famílias.
A pedagogia de Jesus continua sendo eficiente para os nossos dias, e sempre será capaz de transformar ideias, comportamentos, vidas e famílias.
Adquira já o seu exemplar de Pedagogia Transformadora nas lojas da CPAD ou nas principais livrarias evangélicas de sua cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário